quem acredita em nós, em nossa arte...

quem acredita em nós, em nossa arte...
quem acredita em nós, em nossa arte...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica

Uma Faculdade para formar Produtores de Espetáculos Artísticos

Associados do SATED/RS e da ABRAMUS/RS tem 25% de desconto

MATRICULE-SE AGORA. AS AULAS INICIAM DIA 01 DE AGOSTO.

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica é dedicado à formação de profissionais capazes de conceber, gerir, produzir e promover projetos para a montagem e circulação de espetáculos artísticos e realização de eventos culturais. Para tanto, o produtor cênico deverá ter domínio das diferentes estruturas técnicas dos processos de produção, conhecimentos sobre artes da cena, redação de projetos e economia da cultura, tendo capacidade de analisar o contexto social no qual está inserido e suas relações com as propostas culturais. O pensamento crítico e a postura ética ante as opções de ações artístico-culturais serão elementos fundamentais durante todo o processo de aprendizagem no Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica realizado por Faculdades Monteiro Lobato.

O Tecnólogo em Produção Cênica atua na produção de espetáculos e eventos que envolvem música, dança, circo, cinema, vídeo, teatro e linguagens multidisciplinares. Esse profissional trabalha com tecnologias e propostas estéticas, realiza projetos para captação de recursos e atividades de planejamento, execução e divulgação de eventos e espetáculos. São características desse tecnólogo: conhecimento histórico-interpretativo das artes da cena e domínio de códigos, convenções, legislação de incentivo cultural e técnicas de produção dessas linguagens específicas.

Coordenação e idealização geral do curso: Viviane Juguero

Duração: 4 semestres / 1.744 horas/aula


Módulo Elementar


Disciplina: Elementos Estéticos e Técnicos do Teatro
Panorama histórico do teatro. Diferentes estilos e suas respectivas tradições estéticas e políticas. Diferentes espaços de encenação e as possibilidades de relação com o público. Diversos elementos que compõem a construção de sentido no teatro. Necessidades técnicas gerais e específicas. Elaboração e execução de projetos. Políticas públicas para o teatro.
Ministrante: Profª Me Adriane Mottola

Disciplina: Elementos estéticos e técnicos da dança
Construção de um panorama histórico da dança como manifestação cênica, compreendendo diferentes estilos e suas respectivas tradições estéticas e políticas. Abordagem das principais técnicas corporais, levando em conta sua relação com propostas estéticas específicas. Estudo de diferentes espaços de encenação e as possibilidades de relação com o público. Análise dos diversos elementos que compõem a construção de sentido em dança. Observação de dinâmicas de inserção e alcance social. Compreensão de necessidades técnicas gerais e específicas. Especificidades da área na elaboração e execução de projetos. Conhecimento das principais políticas públicas vigentes para a dança no país.
Ministrante: Profª Me Heloisa Gravina

Disciplina: Elementos Estéticos e Técnicos do Audiovisual
A disciplina se propõe a capacitar o aluno a desenvolver projetos e produzir espetáculos que envolvam utilização de elementos de vídeo, cinema, projeção e novas mídias. Compreende o estudo dos fundamentos da linguagem audiovisual e seus diversos aspectos. Realização de projetos e orçamentos envolvendo utilização de audiovisual e suas especificidades, além de compreensão de técnicas de inserção em cena, equipamentos, software, hardware, suportes de captação e exibição.
Ministrante: Prof. Esp. Bruno Gularte Barreto

Disciplina: Elementos Estéticos e Técnicos do Circo
Panorama histórico do surgimento do circo e o desenvolvimento da área no Brasil, ressaltando a importância do palhaço no mundo, com destaque aos palhaços brasileiros e ao circo-teatro; equipamentos circenses; o circo na atualidade; as escolas de circo e o mercado de trabalho na área circense; os riscos da atividade e equipamentos de segurança; elaboração de projetos de incentivo à arte circense.
Ministrante: Profª Me Mima Ponsi
.

Disciplina: Elementos Estéticos e Técnicos da Música
Panorama histórico da música no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul. Diferentes estilos, suas respectivas postas em cena (concerto, show, recital) e suas necessidades técnicas e acústicas. O que é preciso entender especificamente para elaboração e execução de projetos na área. Principais editais de incentivo e suas características.
Ministrante: Prof. Me. Yanto Laitano

Módulo Essencial

Disciplina: Funções na Produção e Gestão de Pessoas
A disciplina estuda os profissionais envolvidos na produção executiva e suas competências: papéis, funções, capacitação, registros profissionais, formas de interatividade e relacionamento com o produto cênico.
Ministrante: Profª Me. Dedé Ribeiro

Disciplina: Evolução da Encenação e Linguagem
Fundamentos da encenação a partir das conexões entre seus diversos componentes. Visão panorâmica sobre as diferentes correntes de encenação e as teorias que as justificam. Noções sobre o desenvolvimento do espaço teatral, os espaços não convencionais e como estes interagem definindo novos usos de recursos e procedimentos técnicos. Articulação da concepção artística em consonância com as ideias do encenador, a elaboração do projeto e a realidade de produção.
Ministrante: Prof. Esp. Jessé Oliveira

Disciplina: Idealização e Redação de Textos para Projetos Culturais
Conhecimentos conceituais e de práticas sócio-culturais, resultando em lucidez na escolha dos objetivos éticos e estéticos de cada projeto. Organização e exposição das informações nos textos de apresentação da proposta, justificativa, objetivos, metodologia e currículos, com um enfoque na unidade de linguagem, clareza, objetividade, boa utilização da língua portuguesa e da ordenação narrativa. Análise dos diferentes aspectos que podem ser utilizados na defesa textual de um projeto, a partir de informações como: viabilidade, estruturas humana e física; características específicas de orçamentos; contrapartidas, etc.
Ministrante: Profª. Esp. Viviane Juguero

Disciplina: Gestão de Projetos
Fundamentos da Gestão de Projetos. Tipos e Hierarquia de Projetos. Processos e Áreas do Conhecimento em Gestão de Projetos. Estruturas Organizacionais em Gestão de Projetos. Modelos de Maturidade na área.
Ministrante: Prof. Dr. José Augusto Grebim

Disciplina: Economia e Cultura
A disciplina busca familiarizar o aluno com um panorama histórico do desenvolvimento da economia da cultura (especialmente a brasileira) e conceitos relativos à área, como economia criativa e desenvolvimento socioeconômico. Apresenta também, aspectos relativos à valoração dos bens e serviços culturais.
Ministrante: Prof. Esp. Luiz Armando Capra Filho


Módulo Prático-reflexivo

Disciplina: Conceitos e Fundamentos na Formatação de Projetos Culturais
Abordagem dos conceitos de Ação Cultural, responsabilidade social empresarial, marketing cultural e mídia de massa; conceitos básicos sobre PMBOX (conjunto de práticas em gerência de projetos); atribuições do produtor executivo em cada área artística; estudo de formulários padrão (Fundos Municipais, LIC, Rouanet e outros); estudos de ações de retorno de interesse público e ações de democratização de acesso aos locais de eventos.
Ministrante: Profª Esp. Viviane Juguero

Disciplina: Comunicação e Sociedade
Os processos culturais são, também, processos comunicacionais. Assim, a disciplina busca enfatizar as relações entre comunicação e cultura, destacando algumas teorias comunicacionais em que este foco é mais explícito. Ao mesmo tempo, procura-se evidenciar que, enquanto processo comunicacional, todo o produto cultural, para circular em seu meio ambiente, deve buscar a comunicabilidade.
Ministrante: Prof. Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt

Disciplina: Empreendedorismo Cultural
Realização e articulação de projetos; pesquisa de perfil de potenciais patrocinadores,conforme público alvo do projeto, dentre outros aspectos; estratégias de abordagem; estudo de contrapartidas; investimento sociocultural privado; ética, responsabilidade e objetividade na gerência de projetos.
Ministrante: Prof. Esp. Maria Aparecida Herok (Cida Herok)

Disciplina: Fundamentos da Trilha Sonora, Acústica e Sonorização
Conceitos de trilha sonora, sonoplastia e efeitos sonoros. Música original e incidental. Profissionais da área. Execução ao vivo ou por diversas vias indiretas. Direitos autorais. Acústica em salas de exibição de audiovisual, teatros, salas de concerto, espaços alternativos e na rua. Sonorização: conceito, aplicação prática e equipamentos.
Ministrante: Prof. Me Yanto Laitano

Disciplina: Espaços da Cena e Iluminação
A disciplina abrange os fundamentos teóricos e práticos sobre o espaço cênico,maquinaria teatral, iluminação cênica e cenografia sob uma perspectiva histórica e suas práticas atuais, contextualizando-os com a produção e gestão cultural.
Ministrante: Profa. Esp. Cláudia de Bem

Módulo Ético-executivo:

Disciplina: Etapas da Realização de Projeto Cultural
Trata da execução de projetos, considerando critérios artísticos, sociais e econômicos. Enfatiza as etapas que fazem parte da organização de um projeto cultural: identificação de política de investimento no setor, análise de propostas, planejamento, pré-produção, produção e execução, divulgação, pós-produção e resultados. Verifica sub-etapas da produção cultural como: conhecimento sobre o produto cultural, identificação de demandas de realização, identificação de parceiros, orçamentos, cronogramas, definição de equipe, contratos, dados técnicos, organização de logística, receptivo, organização de público, acompanhamento de necessidades, relatórios de realização. Trata das etapas de produção para projetos culturais pontuais e produção de projetos realizados em mais de um local. Analisa políticas de formação de plateias para as produções culturais propostas.
Ministrante: Profª Esp. Jane Schoeninger

Disciplina: Arte e Sociedade
A disciplina se propõe a trabalhar a natureza e função da arte e o papel do artista na sociedade. Ocupar-se-á das várias linguagens da arte e da produção cultural contemporânea, bem como das novas mídias e da relação entre arte e educação. Pretende fazer uma análise de projetos culturais realizados em nosso Estado.
Ministrante: Prof. Me Hamilton Braga

Disciplina: Legislação aplicada à Cultura
Leis de incentivo à cultura, leis de meia entrada, legislação trabalhista; aspectos tributários na área cultural, contratos, elementos de direito autoral e relações com modo de produção.
Ministrante: Profª Esp. Adriana Donato


Disciplina: Realização de eventos de grande porte
Conceito de evento, avaliação de possibilidades e oportunidades. Organização, elaboração de projetos, concepção e justificativas. Prospecção de recursos. Gerenciamento de equipes. Execução do evento, organização de infra-estrutura. Contratos com grupos participantes, patrocinadores, casas de espetáculos e empresas. Elaboração de contratos de trabalho para artistas estrangeiros. Liberação de espaços. Venda de ingressos, atendimento ao público. Finalização, prestação de contas, e relatório final.
Ministrante: Prof. Esp. Breno Ketzer

Disciplina: Promoção e Divulgação
A disciplina busca oferecer fundamentos de Comunicação e Marketing, capacitando o aluno a escolher a melhor estratégia para divulgar seu produto cultural. Possibilitará o conhecimento das diferentes ferramentas do mix promocional e o qualificará a elaborar um plano de comunicação, bem como a se relacionar com os diferentes veículos da mídia gráfica, eletrônica e digital.
Ministrante: Profª Esp. Silvia Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário