quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Notícias Nacionais
Mais uma prova de competência, profissionalismo foi à classificação dos Intiquentos em um dos festivais de teatro mais importantes da América do Sul. Festival esse que se realiza anualmente em Curitiba PR. O Fringe, que em inglês significa “franja” ou “margem”, é inspirado no maior festival de artes do mundo, o Festival Internacional de Edimburgo, Escócia. Lá, o Fringe surgiu espontaneamente em 1947, quando companhias escocesas e inglesas que não estavam na programação do evento resolveram virar a mesa e criar uma “fenda” pra eles. O Fringe deu certo e nós repetimos a receita aqui com a mesma função: ser um espaço democrático.
Os Intiquentos, já têm em sua bagagem uma vivencia internacional, isso comprovado pelo ótimo desempenho no festival Internacional Rosário em Cena, sendo premiados com melhor trilha sonora.
Com o espetáculo A mesa, e A Historia dos Caminhos que se cruzam (anexos no blog), prometem não decepcionar o publico curitibano e de toda America com Sul.
Os Intiquentos, já têm em sua bagagem uma vivencia internacional, isso comprovado pelo ótimo desempenho no festival Internacional Rosário em Cena, sendo premiados com melhor trilha sonora.
Com o espetáculo A mesa, e A Historia dos Caminhos que se cruzam (anexos no blog), prometem não decepcionar o publico curitibano e de toda America com Sul.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Regulamento do XI FETARC
Capítulo I
Art 1º O Festival/11 é aberto a todos os grupos de teatro do Brasil e países vizinhos, com prévia seleção dos espetáculos por Comissão selecionada pela organização.
Parágrafo a - Poderão participar do certame cultural grupos de teatro profissionais, amadores, universitários, de rua, se selecionados.
Parágrafo único – O prazo de inscrições se estenderá até o dia 23de maio de 2011, valendo a data da postagem. Aceitamos inscrições on-line, com cópias, de RG, CPF E FICHA DE INSCRIÇÃO ESCANEADOS, COM AS DEVIDAS IDENTIFICAÇÕES E ASSINATURAS, e ou os demais materiais enviados pelo correio. A comunicação dos selecionados acontecerá uma semana depois, por contato através do correio, telefone, e-mail e/ou no BLOG do ”Rosário em Cena”. rosarioemcena.blogspot.com
Art 2º As cidades e/ou seus grupos poderão inscrever-se com apenas 01 espetáculo em cada categoria (adulto – infantil).
Art. 3º - Os grupos que se inscreverem com espetáculos nas duas categorias devem assinalar, na ficha de inscrição, qual a categoria de sua preferência, pois este item será de relevante importância no processo de Seleção.
Parágrafo Único – Logo após a Seleção, os grupos serão informados sobre quais os Espetáculos Selecionados para o XII FETARC.
Art 4º Os Grupos concorrentes no XII F.E.T.A.R.C, deverão obrigatoriamente, participar dos debates de cada espetáculo, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO DO GRUPO NO CERTAME. (Demais acertos serão realizados diretamente com os Produtores).
Art 5º - Deverá acompanhar a ficha de inscrição:
Duas cópias do texto,
Quatro sinopses, do espetáculo ou roteiro;
Recortes de jornais sobre o grupo ou do espetáculo “Se houver”,
Três fotos de cena do espetáculo, tamanho padrão, colorido ou preto e branco,
Cartazes,
Programas
(DVD (IMPRENSCINDÍVEL) para a seleção do trabalho);
Declaração de que libera seu texto para a divulgação do Festival de Teatro Rosário em Cena 2011, para este e outros anos.
É NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DE TODO ESSE MATERIAL! CASO FALTAR, PODE COMPROMETER A SELEÇÃO DO SEU TRABALHO!
Art 6º - Os espetáculos devem ter a duração mínima de 40 minutos.
Parágrafo único – Os representantes credenciados receberão crachás de identificação para uso OBRIGATÓRIO no teatro e alojamento. É VEDADA a entrada de pessoas estranhas à organização nos locais reservados para os artistas. (Camarins, Alojamentos...)
Capítulo II
DAS APRESENTAÇÕES
Art 7º - O cronograma das apresentações será definido pela Comissão Organizadora, que dará preferência para os espetáculos infantis, pela manhã e tarde, e os adultos à tarde e à noite.
Art. 8º - Os espetáculos deverão obrigatoriamente começar sua apresentação no horário programado.
Art. 9º - Os debates ocorrerão logo após as apresentações de cada espetáculo, com duração máxima de
60 minutos.
Art 10º - Caberá ao grupo participante trazer o material técnico e de cena pertinentes ao espetáculo, com exceção da estrutura técnica de base, Iluminação e Sonorização.
Parágrafo Único - A COMISSÃO ORGANIZADORA NÃO SE RESPONSABILIZARÁ PELA FALTA DE MATERIAL CÊNICO. NÃO SERÁ BUSCADO PELA ORGANIZAÇÃO NENHUM MATERIAL QUE FALTE PARA O GRUPO.
CAPÍTULO III
ALIMENTAÇÃO:
Art 11º - A alimentação será de responsabilidade de cada participante do evento. A organização do XII FETARC pesquisará custos e locais com valores mais acessíveis, mantendo sempre a qualidade. Informando os aos grupos.
HOSPEDAGEM:
Art. 12º - A comissão organizadora indicará alojamento a preço acessível, durante todo o Festival, para os integrantes do Festival devidamente credenciado e inscrito, ou oferecerá local para alojar os atores ESCOLA (SALAS DE AULA).
LEMBRETE:
SEMPRE DEVERÃO TRAZER ROUPA DE CAMA E BANHO.
Parágrafo Único - Os grupos e o representante de cada grupo devem trazer:
• Roupa de Banho
• Roupa de Cama
• Colchonetes (IMPRESCINDÍVEL).
TRANSPORTE:
Art 13º - A Comissão organizadora não se responsabilizará pelo transporte dos grupos sendo de inteira responsabilidade do grupo o transporte de sua cidade de origem até a cidade de Rosário do Sul, e vice-versa.
CAPÍTULO IV
COMISSÃO JULGADORA
Art. 15º Os espetáculos apresentados no evento serão julgados por uma comissão composta por artistas e demais autoridades do meio cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil indicados e/ou convidados pela Associação Rosário em Cena.
CAPÍTULO V
DA PREMIAÇÃO
Art16º – A seleção de premiados seguirá o critério individual dos membros do júri, cuja decisão é irrevogável.
Art 17º – No evento, os premiados receberão troféus de:
CATEGORIAS ADULTAS E INFANTIS – TROFÉU AREIAS BRANCAS DE TEATRO
MELHOR ESPETÁCULO ADULTO
MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL
JÚRI POPULAR - ADULTO E INFANTIL
MELHOR DIRETOR
MELHOR ATOR
MELHOR ATRIZ
MELHOR ATOR COADJUVANTE
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
MELHOR TRILHA SONORA
MELHOR ILUMINAÇÃO
MELHOR CENOGRAFIA
MELHOR FIGURINO
MELHOR CARACTERIZAÇÃO (maquiagem)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Premiação em dinheiro – JURI OFICIAL
CATEGORIA ADULTO – R$ 500,00 (haverá alteração do valor) – acréscimo ainda a ser definido
CATEGORIA INFANTIL – R$ 500,00 (haverá alteração do valor)- acréscimo ainda a ser definido
Art 18º – Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.
CAPÍTULO VI
Inscrição
Art 19º - As datas de apresentações dos grupos serão 04 a 10 de julho de 2011. O material da inscrição deverá ser entregue até o dia 23 de maio de 2011. A divulgação os selecionados será dia 01 de junho de 2011.
PS – Será entregues certificados de participação a todos os componentes dos grupos, jurados e organizadores, do XII FETARC.
Art 20° - A Coordenação do XII FETARC reserva-se o direito de APLICAR UMA MULTA DE 02(DOIS) SALÁRIOS MÍNIMOS ÀQUELES GRUPOS QUE EFETUAREM A INSCRIÇÃO, FOREM ENCAIXADOS NO CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES, E FALTAREM AO CERTAME, DESESTRUTURANDO O BOM ANDAMENTO da programação do evento. Serão salvos os grupos que justificarem por meio de ofício (REGISTRADO EM CARTÓRIO), com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data prevista para a apresentação do espetáculo.
Inscrições: Os grupos deverão enviar seu material para o seguinte endereço:
Rosário do Sul – RS
CEP 97590-000
Rua 9 de Abril nº 527 – Bairro João Nunes da Silva –
E-mail:
pauloevandro.pereiradacosta@gmail.com
MSN – pauloevandro_9@hotmail.com
ORKUT – Comunidade Festival Rosário em Cena
Blog – rosarioemcena.blogspot.com
Help-Disk:
(055) 84083308 (Paulo Evandro)
(055) 231-4900 - (Paulo Evandro)
Por favor, reproduza este material e passe para grupos teatrais de sua região e ou/ cidade. Obrigado!
Assoc. Cult. Rosário em Cena
Apoio Cultural:
Governo do Município de Rosário do Sul
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
AO PREENCHER A FICHA, ESTARÁ AUTOMATICAMENTE CIENTE DE TODAS AS QUESTÕES ACIMA EXPOSTAS, E ESTE SE TORNARÁ UM DOCUMENTO OFICIAL DE SUA INSCRIÇÃO.
Ficha de Inscrição
Dados sobre o Grupo:
Nome:
Endereço:
Cidade:
Cep:
Fone/Fax:
E-Mail: Site:
Dados sobre o Espetáculo
Nome:
Autor:
Duração:
Categoria: ( ) Adulto ( ) Infantil
Ficha Técnica
Diretor:
Cenografia:
Iluminação:
Sonoplastia:
Figurino:
Maquiagem
Operadores Técnicos
Cenógrafo:
Iluminador:
Sonoplasta:
Camareira(o):
Maquiador (a):
Assistente de Direção:
Produtor:
Elenco por Ordem de Entrada em Cena
Nome do Personagem Nome do Ator/Atriz
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
Necessidades
Tempo Necessário para Montagem do Cenário:
Tempo Necessário para Desmontagem do Cenário:
Número de refletores utilizados:
Sonoplastia – ( ) CD ( ) Tape Deck ( ) MD
Assinatura do Responsável pelo Grupo
Nome por Extenso:___________________________ Nº CPF:_________________________
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Carta em defesa do IEACEN
Nosso depoimento sobre o trabalho desenvolvido por Mauro Soares e Stella Bento no IEACEN, é simples direto e objetivo. Valho-me lembrar que escrevo em nome oficial da Associação Cultural Rosário em Cena, organizadora do FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO ROSÁRIO EM CENA – 12 ANOS- TROFÉU NEGRINHO DO PASTOREIO, da Associação Cultural Art. e Vida – 15 ANOS – CULTURA GAÚCHA E PRÊMIO CODIC FAMURS, e do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Rosário do Sul.
O interior é carente de ações e de valorização das artes cênicas, difícil para nós que estamos fora do eixo dos grandes centros e das grandes temporadas, sem falar nos cursos e oficinas que são constantes nas grandes conexões. Mauro Soares a frente do IEACEN juntamente com Stella Bento, estão sempre na guarda e na criação de políticas voltadas para os grupos de teatro e festivais afins do circuito gaúcho, não falarei em números, edições, anos, porque estes estão sendo muito bem expressos pelos outros colegas, mas me refiro aos seres humanos, “honestos e verdadeiros” com a comunidade gaúcha, com a sua valorização cultural, com a verdade cênica, com a carpintaria da cultura. Só entende estes termos quem vive a cultura no seu dia-a-dia, que levanta a voz em nome da comunidade gaúcha e se torna referência, para prefeitos, entidades, grupos, associações e festivais, como verdadeiros representantes da cultura e de todas as ações sociais que dela se desenvolvem.
Destacamos que são 12 anos de participação em Rosário do Sul, nos festivais e eventos da área na cidade, públicos consideráveis como a última edição do Rosário em Cena, que contou com 11 mil expectadores em uma semana de festival, toda a ação acompanhada e desenvolvida em parceria com o IEACEN.
15 anos de Art e Vida, que desenvolve o Projeto Cultural “Da Casa para Escola, da Escola para o Teatro, que na sua última edição teve a presença de 4.250 expectadores num mês de apresentações de um único espetáculo-CRISTAL-, mais uma ação desenvolvida com o IEACEN.
Relembrar que em dez anos a região não recebia oficinas e formação nas áreas técnicas de Teatro, e com o Projeto SEMEAR E COLHER Rosário do Sul sendo um dos pólos de atuação recebeu grandes nomes do Teatro NACIONAL completamente gratuito em nossa cidade, desenvolvendo, estudos, técnica e formação para esta gente do interior... E meus senhores pasmem, mas fazemos sim cultura com qualidade e com competência, então nada mais justo do que manter quem é da casa há muito tempo, e vem demonstrando comprovadamente, que esta aí ao lado dos senhores chamando e conclamando como a nossa voz...
Reafirmamos novamente, nossos representantes em Porto Alegre, junto ao Governo Estadual, no IEACEN – Mauro Soares e Stella Bento, para que possamos continuar evoluindo e crescendo como fazedores de cultura e teatro na rota do interior.
Contatos
www.rosarioemcena.blogspot.com
www.artevidateatro.blogspot.com
www.placidodecastrorosul.blogspot.com
www.blogdopauloevandro.blogspot.com
Paulo Evandro Costa
Presidente da Associação Rosário em Cena – Art’&Vida Teatro – Conselho Municipal de Cultura de Rosário do Sul
MSN pauloevandro_9@hotmail.com
Email – pauloevandro.pereiradacosta@gmail.com
Fone - 55 84083308
Rosário do Sul – 10 de janeiro de 2011.
PARA LEMBRAR...
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. [1] Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. [2] Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita européia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). [3]Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. [4] Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura. [5]
Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. [6] Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais. [7]
O interior é carente de ações e de valorização das artes cênicas, difícil para nós que estamos fora do eixo dos grandes centros e das grandes temporadas, sem falar nos cursos e oficinas que são constantes nas grandes conexões. Mauro Soares a frente do IEACEN juntamente com Stella Bento, estão sempre na guarda e na criação de políticas voltadas para os grupos de teatro e festivais afins do circuito gaúcho, não falarei em números, edições, anos, porque estes estão sendo muito bem expressos pelos outros colegas, mas me refiro aos seres humanos, “honestos e verdadeiros” com a comunidade gaúcha, com a sua valorização cultural, com a verdade cênica, com a carpintaria da cultura. Só entende estes termos quem vive a cultura no seu dia-a-dia, que levanta a voz em nome da comunidade gaúcha e se torna referência, para prefeitos, entidades, grupos, associações e festivais, como verdadeiros representantes da cultura e de todas as ações sociais que dela se desenvolvem.
Destacamos que são 12 anos de participação em Rosário do Sul, nos festivais e eventos da área na cidade, públicos consideráveis como a última edição do Rosário em Cena, que contou com 11 mil expectadores em uma semana de festival, toda a ação acompanhada e desenvolvida em parceria com o IEACEN.
15 anos de Art e Vida, que desenvolve o Projeto Cultural “Da Casa para Escola, da Escola para o Teatro, que na sua última edição teve a presença de 4.250 expectadores num mês de apresentações de um único espetáculo-CRISTAL-, mais uma ação desenvolvida com o IEACEN.
Relembrar que em dez anos a região não recebia oficinas e formação nas áreas técnicas de Teatro, e com o Projeto SEMEAR E COLHER Rosário do Sul sendo um dos pólos de atuação recebeu grandes nomes do Teatro NACIONAL completamente gratuito em nossa cidade, desenvolvendo, estudos, técnica e formação para esta gente do interior... E meus senhores pasmem, mas fazemos sim cultura com qualidade e com competência, então nada mais justo do que manter quem é da casa há muito tempo, e vem demonstrando comprovadamente, que esta aí ao lado dos senhores chamando e conclamando como a nossa voz...
Reafirmamos novamente, nossos representantes em Porto Alegre, junto ao Governo Estadual, no IEACEN – Mauro Soares e Stella Bento, para que possamos continuar evoluindo e crescendo como fazedores de cultura e teatro na rota do interior.
Contatos
www.rosarioemcena.blogspot.com
www.artevidateatro.blogspot.com
www.placidodecastrorosul.blogspot.com
www.blogdopauloevandro.blogspot.com
Paulo Evandro Costa
Presidente da Associação Rosário em Cena – Art’&Vida Teatro – Conselho Municipal de Cultura de Rosário do Sul
MSN pauloevandro_9@hotmail.com
Email – pauloevandro.pereiradacosta@gmail.com
Fone - 55 84083308
Rosário do Sul – 10 de janeiro de 2011.
PARA LEMBRAR...
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. [1] Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. [2] Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita européia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). [3]Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. [4] Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura. [5]
Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. [6] Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais. [7]