terça-feira, 20 de abril de 2010

MEMÓRIA FETARC


CRIAÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO ROSÁRIO EM CENA
• O Grupo Art’&Vida acreditando que o município de Rosário do Sul, necessitava de inovações em seu meio social e artístico cria o Festival Regional de Teatro Amador Rosário em Cena, no ano de 1999. Com a participação de grupo não somente da região, mas de todas as áreas do Estado do RS. Destaques para Grupo Elenku (O Avarento) de Arroio do Meio e Escola Marista Santanense com Os Saltimbancos.

• No ano seguinte o Festival acontece na sua II edição trazendo outros grupos do Estado em outras áreas de destaque como Grupo Adaptação de Caçapava do Sul (Ed Mort) que lança o Ator Maykel Teixeira no Estado como Melhor Ator Gaúcho. A arte contemporânea do Grupo Máschara da cidade de Cruz Alta (Antígona).

• Na sua terceira edição o Art’&Vida coordenador do Rosário em Cena pensa em abre espaço para talentos nacionais em seu festival o qual logra êxito com a participação da cidade do Rio de Janeiro -RJ com a Cia Realidade (O Extremo de um Louco). Além de grupos estaduais com destaque como Escobar e Amigos de Itaqui (Os Saltimbancos), e ProArt Produções de Santa Maria, com Contos de F(o)adas.

• A quarta edição do Rosário em cena, desta vez traz ao evento além de um público que começa a alcançar as expectativas na meta da criação de platéia numa cidade sem tradição teatral, mais um espetáculo de fora do Estado; da cidade de Sorocaba São Paulo, “ Um Bonde Chamado Desejo” do Grupo Katharsis. Além dos destaques para Cia Era uma vez de RG (O Patinho Feio não é Tremendão), e Cia Retalhos da cidade de Santa Maria com “Os Cegos”.

• O quinto ano do Rosário em Cena consolida a idéia de que temos platéia para atender a demanda teatral em Rosário do Sul, que o Rio Grande do Sul tem qualidade técnica para realizar a arte no palco do Teatro João Pessoa e destacados a participação de Dom Pedrito “Achei, Perdi, Achei, Ganhamos” Cia Teatral Naype , e A Serpente da Cia Retalhos de Santa Maria.

• No sexto ano, o Rosário em Cena, um trabalho feito essencialmente por atores do Art’&Vida e sua equipe de forma geral organizam segundo os grupo participantes, comunidade, imprensa municipal, regional e estadual em dos melhores festivais de Teatro do Estado. Com reconhecimento da FETARGS e IEACEN. Neste ano em 2005, o Art’&Vida alcança suas melhores platéias e os melhores resultados nas ações de destacar a arte local, com reflexos no Estado de que Rosário do Sul tem talento e aptidão para desenvolver ações de cunho cultural que alcance a todos indistintamente. Destaques para “O Auto da Compadecida – Ijuí Grupo de Teatro da Unijuí”, Cia Retalhos de Santa Maria com “As Criadas”, e “Lifidificador”, da cidade Uruguaiana com a Associação Cultural Agoratespis. Demonstrando que arte pode ser feita com artistas estudantis, universitários, amadores e profissionais em igualdade de condições valendo o talento e a arte própria de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário